segunda-feira, 30 de maio de 2016

As organelas e suas funções - Procarionte

Em todas as células (eucariontes e procariontes), existem organelas celulares, sendo que cada uma tem uma função e formato específico, confira abaixo quais são essas organelas e suas respectivas funções na célula procarionte. 



Célula Procarionte






Membrana Plasmática é um envoltório celular que fica na região interna da parede celular, é considerada a fronteira que separa o meio intracelular do extracelular, muitas vezes é confundida com a parede celular, que tem papel protetor, mas quando na verdade ela serve como uma "porta" de entrada e saída de substâncias. É composta por açucares, proteínas e lipídeos. Além de fazer a manutenção de substâncias do meio intracelular, faz também a recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular, possui também um mecanismo de adesão, de vedação do espaço intercelular e de comunicação entre as células. Os Microvilos( ampliam a área disponível para absorção, alem de nutrir a célula).
Existem dois transportes através da membrana:

  • Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração.
  • Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina trifosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração.



Parede Celular é uma estrutura localizada no exterior da membrana celular. Confere rigidez, sendo muito resistente e flexível, além de determina a forma da célula. Tem função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio externo da célula. Outra função, uma das principais, é atuar como vaso de pressão, evitando a Citólise -  é a destruição de uma célula viva por dissolução dos seus elementos, devido ao excesso de água.




Cápsula Bacteriana é uma estrutura grande e mucosa, fica no exterior da parede celular, contém glicoproteínas e um grande número de polissacarídeos diferentes, incluindo polialcoóis e aminoaçúcares. Favorece a adesão a superfícies, impede a desidratação e garante proteção a célula.





Fímbrias ou Pili são parecidas com flagelos, porém são mais curtas e finas, e muito mais numerosas, desempenhando o papel de adesão, que permite a extração de elementos nutritivos de alguns tecidos. Existe ainda às fímbrias sexuais, que são maiores e servem para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.





Flagelo um filamento oco que sai membrana celular, tem como principal função o movimento da célula. Diferentes espécies de bactérias têm diferentes números e organização dos flagelos:
As bactérias monótricas possuem um único flagelo;
As lofótricas têm múltiplos flagelos localizados num único ponto da superfície da célula e movem-se em sincronia para impelir a bactéria numa determinada direção;
As anfítricas têm um flagelo em cada extremidade da célula, mas apenas um deles opera de cada vez, permitindo à bactéria mudar de direção rapidamente, operando um flagelo e parando o outro;
As perítricas possuem flagelos em toda a superfície da célula.



Citosol é um líquido viscoso e semitransparente que preenche o citoplasma, é composto por 80% de água e por milhares de tipos de proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons, etc. Também pode ser encontrado substâncias de reserva, constituídas geralmente por polissacarídeos ou por lipídios. O citosol conduz a maioria dos sinais dentro das células e o transporte de vesículas (um pequeno saco membranoso que pode armazenar ou transportar substâncias). Todas as proteínas que são sintetizadas nos ribossomos (exceto umas poucas sintetizadas pela mitocôndria), são fabricadas no citosol que retém apenas uma pequena parte, pois a maioria é dirigida ao núcleo, ao sistema de endomembranas, as mitocôndrias e aos peroxissomos.
O citosol encontra-se em contínuo movimento, impulsionado, pela contração rítmica decertos fios de proteínas presentes no citoplasma, em um processo semelhante ao que faz nossos músculos se movimentarem. 



Plasmídeos são moléculas duplas de DNA capazes de se reproduzir independente do DNA cromossômico, replicam-se de forma independente no DNA, mas a sua replicação dá-se a cada divisão celular, conservando pelo menos uma cópia em cada célula filha.




Ribossomos estão presentes no citoplasma celular, nas mitocôndrias, na superfície do retículo endoplasmático (formando o retículo endoplasmático rugoso) e nos cloroplastos é composto por proteínas e ácido ribonucleico. São responsáveis por sintetizar as fitas proteicas de RNA e produzir enzimas  





Nucleoide ou Cromatina é a região de algumas células procarióticas onde se concentra o material genético.É uma molécula circular de DNA, que se encontra no citoplasma da célula, e não está associado a proteínas. É o nucleoide que determina as características da célula e comanda as suas atividades. Diferente da célula eucarionte, nucleoide não tem envoltório nuclear.







Organização Celular

As células são a unidade básica para a vida que conhecemos, todos os seres vivos são formados por células, desde as bactérias até organismos mais complexos como os seres humanos e plantas, existem dois tipos de células, sendo elas: 


Procarionte - Surgiram há milhões de anos, sendo primitivas, possuem estrutura mais simples quando comparados á células eucariontes; Possuem núcleo separado, o DNA (ácido desoxirribonucleico) fica solto no citoplasma;  Apresentam apenas o ribossomo como organela presente no citoplasma, que é responsável pela síntese de proteínas da célula;  Faz sua troca de substâncias com o ambiente externo e a proteção é realizada pela parede celular;  Tem funcionamento simples;  Não possuem mitocôndrias, que participam do processo de respiração celular, por conta disso a cadeia respiratória em procariontes estão presentes na membrana interna da membrana plasmática;  Não apresentam citoesqueleto;  Podem possuir fímbrias, pequenos prolongamentos filamentosos, que garantem a fixação da célula procarionte em uma célula hospedeira. São encontradas apenas em bactérias e algas azuis, conhecidas como cianobactérias. Clique aqui para saber a função de cada organela procarionte.
























Eucarionte - Possuem estruturas mais complexas quando comparados a células procariontes; Possuem membrana plasmática, que é responsável pela troca de substâncias com o meio externo e proteção da célula; Apresentam diversas organelas no citoplasma, responsáveis por realizar inúmeras funções na célula. Organelas: Mitocôndria, Complexo de Golgi, Centríolos, Ribossomos, Lisossomos e o Retículo Endoplasmático(Liso e Rugoso); O material genético(material cromossômico) fica dentro do núcleo, que é envolvido por uma membrana, portanto, fica separado do citoplasma. Clique aqui para saber a função de cada organela eucarionte.




















Os seres vivos são classificados pelo números de células que possuem, eles podem ser:
  • Unicelulares - formados por uma única célula;
  • Multicelulares - formados por numerosas células.
Amebas e bactérias são exemplos de seres unicelulares, ou seja, possuem apenas uma célula.
Animais e plantas são exemplos de seres multicelulares, já que possuem várias células.



sábado, 28 de maio de 2016

Ciclo vital

Ciclo vital, tipos de ciclos vitais 

O ciclo de vida é uma característica geral dos seres vivos, nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte fazem parte do ciclo vital.



O ciclo de vida ocorre nos indivíduos que possuem a reprodução sexuada, iniciasse quando dois gametas se unem até o indivíduo formado, dessa forma finalizando um ciclo e começa outro com a fecundação de um novo ser. São divididos em 4 ciclos:


  • ciclo de vida haplobionte, em que há apenas um tipo de organismo adulto
  • ciclo de vida haplobionte haplonte, se a forma adulta é haploide.
  • ciclo de vida haplobionte diplonte, se a forma adulta é diploide.
  • ciclo de vida diplobionte, em que há dois tipos de forma adulta, uma haploide e outra diploide.



Haplobionte: este ciclo de vida pertence a nós, humanos. Quando entramos em idade reprodutiva
(puberdade), o organismo começa a produzir por meiose os gametas, que são células sexuais com a metade do número de cromossomos da espécie(células haploides), isso mostra que se faz necessário outro par de cromossomos para a reprodução e sobrevivência da espécie. A meiose ocorre ainda na formação dos gametas, recebendo o nome de meiose gamética. Da união desses gametas origina um zigoto diploide, que quando estiver sexualmente maduro irá produzir gametas por meiose, finalizando mais um ciclo e dando início a outro.


Haplobionte haplonte: neste ciclo o organismo adulto é haploide(n) e produz gametas por mitose, ao se fundirem, originam um zigoto diploide, que sofre meiose para que o organismo mantenha a haploidia da espécie. Ao ficar maduro sexualmente, irá produzir gametas por meiose, começando outro ciclo e finalizando este. A meiose, neste ciclo, ocorre na formação do zigoto, por isso é chamada de meiose zigótica.
Muitos protistas e fungos apresentam todas as células somáticas haploides. Nestas espécies, apenas o zigoto, formado pela fusão de gametas, é diploide; e normalmente sofre imediatamente meiose para formar esporos (células haploides) que darão origem aos novos indivíduos por mitoses.


Haplobionte diplonte: No ciclo de vida diplobionte, observa-se a presença de dois indivíduos adultos, um sendo haploide e o outro diploide. O ciclo diplobionte começa quando os gametas(n) fundem-se formando um zigoto 2n. Esse zigoto sofre mitose e origina um adulto diploide(2n). O adulto produz células haploides(n) que darão origem a um novo adulto haploide(n). Esse adulto produzirá gametas(n), que se fundirão com outro, dando início ao ciclo. 



Diplobionte: existem indivíduos adultos haploides e diploides. Os diploides são chamados de esporófitos e produzem, através da meiose, células haploides, os esporos. Estes ao germinar produzem indivíduos haploides. Simplificando, o esporófito(2n) possui células produtoras de esporos, esses esporos são haploides, portanto há meiose na sua produção. Os esporos são liberados no ambiente e quando encontram um local adequado irão dar origem a organismos haploides, que são produtores de gametas. Estes produtores de gametas são os gametófitos, e representam a geração gametofítica. Os gametas se fundem dando origem a um organismo diploide, o zigoto, que cresce e se desenvolve, dando origem a fase esporofítica. Acompanhe a imagem para melhor entendimento.



sexta-feira, 27 de maio de 2016

O que diz a biologia sobre a vida?

Biologia, significado da palavra


Biologia = Bio + logia
Bio que em grego significa vida, e logia que significa estudo, ou seja, a biologia nada mais é que o estudo da vida.


Mas o que é vida?




Vida, com origem no latim vita, pode ser entendida como o conjunto de características que mantém os seres vivos/em constante atividade.
Identificar a vida é muito simples, basta identificar as características que mantém esses seres em atividade, e dependendo delas podemos afirmar que são ou não seres vivos.
Assim podemos dizer que a biologia é o estudo dos seres vivos e do conjunto de características que lhes permitem permanecer em constante atividade.
Todos os seres vivos possuem algumas características em comum, sendo elas:
ciclo vital, organização celular, crescimento, metabolismo, movimento, reprodução, evolução e sua composição química.