sábado, 28 de maio de 2016

Ciclo vital

Ciclo vital, tipos de ciclos vitais 

O ciclo de vida é uma característica geral dos seres vivos, nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte fazem parte do ciclo vital.



O ciclo de vida ocorre nos indivíduos que possuem a reprodução sexuada, iniciasse quando dois gametas se unem até o indivíduo formado, dessa forma finalizando um ciclo e começa outro com a fecundação de um novo ser. São divididos em 4 ciclos:


  • ciclo de vida haplobionte, em que há apenas um tipo de organismo adulto
  • ciclo de vida haplobionte haplonte, se a forma adulta é haploide.
  • ciclo de vida haplobionte diplonte, se a forma adulta é diploide.
  • ciclo de vida diplobionte, em que há dois tipos de forma adulta, uma haploide e outra diploide.



Haplobionte: este ciclo de vida pertence a nós, humanos. Quando entramos em idade reprodutiva
(puberdade), o organismo começa a produzir por meiose os gametas, que são células sexuais com a metade do número de cromossomos da espécie(células haploides), isso mostra que se faz necessário outro par de cromossomos para a reprodução e sobrevivência da espécie. A meiose ocorre ainda na formação dos gametas, recebendo o nome de meiose gamética. Da união desses gametas origina um zigoto diploide, que quando estiver sexualmente maduro irá produzir gametas por meiose, finalizando mais um ciclo e dando início a outro.


Haplobionte haplonte: neste ciclo o organismo adulto é haploide(n) e produz gametas por mitose, ao se fundirem, originam um zigoto diploide, que sofre meiose para que o organismo mantenha a haploidia da espécie. Ao ficar maduro sexualmente, irá produzir gametas por meiose, começando outro ciclo e finalizando este. A meiose, neste ciclo, ocorre na formação do zigoto, por isso é chamada de meiose zigótica.
Muitos protistas e fungos apresentam todas as células somáticas haploides. Nestas espécies, apenas o zigoto, formado pela fusão de gametas, é diploide; e normalmente sofre imediatamente meiose para formar esporos (células haploides) que darão origem aos novos indivíduos por mitoses.


Haplobionte diplonte: No ciclo de vida diplobionte, observa-se a presença de dois indivíduos adultos, um sendo haploide e o outro diploide. O ciclo diplobionte começa quando os gametas(n) fundem-se formando um zigoto 2n. Esse zigoto sofre mitose e origina um adulto diploide(2n). O adulto produz células haploides(n) que darão origem a um novo adulto haploide(n). Esse adulto produzirá gametas(n), que se fundirão com outro, dando início ao ciclo. 



Diplobionte: existem indivíduos adultos haploides e diploides. Os diploides são chamados de esporófitos e produzem, através da meiose, células haploides, os esporos. Estes ao germinar produzem indivíduos haploides. Simplificando, o esporófito(2n) possui células produtoras de esporos, esses esporos são haploides, portanto há meiose na sua produção. Os esporos são liberados no ambiente e quando encontram um local adequado irão dar origem a organismos haploides, que são produtores de gametas. Estes produtores de gametas são os gametófitos, e representam a geração gametofítica. Os gametas se fundem dando origem a um organismo diploide, o zigoto, que cresce e se desenvolve, dando origem a fase esporofítica. Acompanhe a imagem para melhor entendimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário